História da Câmara
Tamanho do texto:

HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CLÁUDIA

CÂMARA MUNICIPAL DE CLÁUDIA-MT. TRABALHA PELO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO.

A IMPORTÂNCIA DA CÂMARA
O Cidadão é chamado a escolher seus representantes, e através deles, manifesta suas necessidades que são discutidas e votadas no Legislativo e apresentadas ao executivo através de Projetos de Lei, emendas , indicações, requerimentos, atendendo o anseio da sociedade. A Câmara Municipal é a casa do Cidadão e nela seus representantes eleitos pelo povo exercem a função de legislar e fiscalizar os atos e ações do Poder Executivo do Município. Conhecer a Câmara Municipal, prestigiar as Sessões, possibilita ao Cidadão saber o que cobrar de seus vereadores. Assim se exerce cidadania. Assim se constrói Democracia no Brasil.

ATRIBUIÇÕES DO VEREADOR:
O Vereador investido no mandato tem a atribuição de REPRESENTAR, buscando no seio da sociedade as preocupações coletivas trazendo para debate na Câmara questões relacionadas a segurança pública, saneamento, limpeza, educação, saúde, turismo, meio ambiente entre outros temas de interesse comum. Como representante do povo, o vereador tem a obrigação de ser o porta-voz das minorias, dos grupos organizados das associações, dos Sindicatos e do cidadão consciente dos deveres do Poder Público e das necessidades da população. LEGISLAR, com iniciativas de Projetos de Lei de sua competência e promovendo a realização de Audiências Públicas na Câmara para aprimorar os projetos de Lei, conhecer todas as suas implicações na sociedade, os valores envolvidos, o impacto ambiental e os resultados esperados sejam bons, e a lei seja aplicável e atenda os interesse da coletividade. É Atribuição do Vereador PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO, que após discutido Pelo Legislativo e pela Sociedade através das Audiências Públicas, tenhamos uma proposta que atenda as necessidades da Administração Municipal e atenda a População no exercício vindouro. O Vereador também realiza o CONTROLE EXTERNO, fiscalizando as contas públicas diretamente ou através do Tribunal de Contas, avaliando permanentemente as ações do Prefeito. É Função do Vereador e da Câmara Municipal ATUAR PARA O EQUILIBRIO ENTRE OS PODERES tanto no Legislativo como no Executivo, para que a Democracia prevaleça.

O Primeiro Vereador de Cláudia foi Wilson Baggenstoss que defendeu os interesses junto a Câmara de Sinop, responsável pela apresentação do projeto de criação do Distrito de Cláudia que posteriormente em 04/07/1988 através da Lei 5.319 foi transformado em Município.

PRIMEIRA LEGISLATURA – 1989/1992

JUAREZ PETRUCCI
LÍDIA DE FÁTIMA MORAES DE VARGAS

SUPLENTES POR UM PERÍODO:
SUPLENTES POR UM PERÍODO: ANTONIO ROBERTO DALMASO - Período 21/10/13 a, em exercício ANTONIO CANDIDO DA SILVA - Período 18/11/13 a 18/02/2014 JOSÉ AUGUSTO FORMIGONI - Período 18/02/14 a 23/03/2014 CARLOS ROBERTO LAZARIN - Período 04/08/14 a 12/10/2014 MARISTELA FÁTIMA FAVERO LOSS - Período 04/08/14 a 12/10/14